Estabelecerás juízes e oficiais em todas as cidades que o Senhor, teu Deus, te dá, em todas as tuas tribos, para que julguem o povo com justiça. Não violarás o Direito. Deuteronômio 16:18-19

sábado, 5 de abril de 2014

Resenha do filme ponto de mutação

O filme trata sobre o encontro de uma cientista, um poeta e um político, tudo começa quando o senador ex-candidato a presidente dos estados unidos, vai com seu amigo escritor, a uma paradisíaca praia na França onde existe uma fortaleza medieval. Lá, por coincidência, está hospedada a física, que resolveu, por sua vez, dar-se um tempo, quando descobre que as pesquisas que fazia, dedicadamente, sobre aplicações de raio laser na saúde, estão sendo usadas pelo governo americano para projetos militares.
Da conversa entre os três, surgem discussões sobre conceitos científicos, ideológicos, ambientais e holísticos, sendo como principais temas: o papel dos mecanismos que regem o mundo, a busca por uma nova percepção da ciência e a evolução do pensamento humano, passando por Descartes e chegando aos nossos dias. Durante este dialogo a cientista, diz que o homem é hoje visto como uma máquina e que teve seu valor desvalorizado, e por vezes ajudada pelo poeta que tem um pensamento menos linear, tenta abrir os olhos do político para uma visão mais sistêmica.
Nas cenas finais, o político aparenta ter evoluído um pouco em seu pensamento ao absorver idéias novas, ele convida a cientista para fazer parte da sua equipe, pois pretende se recandidatar e encontra-se encantado com as possibilidades da visão que ela lhe ofereceu. Ela não aceita alegando que precisa no momento refletir mais sobre sua vida.

Por fim, pude concluir que o filme nos apresenta que se o homem não começar a refletir com atitudes eficientes e diferentes, acabará por se eliminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário